As Metamorfoses

"Este feliz encontro com Graça Morais merece bem o título de Maneiras de ser. Somos uma só identidade em múltiplas formas de conhecer o vasto mundo e os seus milagres.(...) Como Carolina e Alberta, somos como irmãs que se desvelam a honrar a mãe Terra, eterna não diremos, mas preparada por nossas mãos a empreender o voo, um dia, para outro lugar no espaço."
Agustina Bessa-Luís
Porto, 12 de Novembro 2005

E assim nasceu um livro ...

As Metarmofoses - um livro a duas mãos de Agustina Bessa-Luís e Graça Morais - é um projecto, nascido de outro...que não foi avante. Esse outro visava assinalar o cinquentenário da 1ªedição de A Sibila (1954) , e foi a própria Agustina a contactar Graça Morais, convidando-a a ilustrar a nova edição.

Graça ficou encantada "Eu, em miúda, conhecera várias sibilas como as que Agustina descreve e, quando li o romance pela primeira vez, era ainda adolescente, escrevi-lhe uma carta, e ela respondeu-me!"
A edição comemorativa de A Sibila era para sair em 2004, mas, por falta de entendimento com a editora (a Guimarães),o projecto gorou-se. Inconformada, Agustina disse então à Graça (segundo esta revelou ao JL): "Ainda havemos de fazer um livro juntas."

E fizeram, este que hoje, 11 de Dezembro, no Porto, no Café Guarani (decorado com quadros de Graça Morais), será apresentado por Inês Pedrosa. Dado o seu estado de saúde, Agustina não estará presente, devendo o marido, Alberto Luís, ou a filha, Mónica Baldaque, representá-la.


Para este novo projecto, a iniciativa partiu d
e Graça Morais, que, um dia,já em 2005, passou pelo Porto, foi visitar Agustina e mostrou-lhe uma série de desenhos seus, todos de figuras femininas transformadas - ou metamorfoseadas - em gafanhotos. Agustina gostou e, logo ali, decidiu escrever um livro sobre metamorfoses. Por outras palavras, um livro sobre algumas das personagens femininas dos seus romances, e Graça o que fez depois foi - como nos diz - «casá-las» com as , próprias mulheres dos seus quadros e dos seus desenhos.


O livro (que esteve parado na Dom Quixote quase dois anos) é isto, e a sua centena de páginas abre com uma intro­dução da própria Agustina, na qual ela explica o encontro com Graça Morais. Um encontro que Graça muito preza, antes de mais porque a romancista revela nos seus livros situações que a pintora conhece bem, de - como nos diz - as ter vivido. Para além disto, há a profunda admiração que nutre por Agustina: «É uma mulher que escreve muito bem. Aqueles olhinhos vêem-nos por dentro e ao país; ela detecta-nos com imensa perspicácia. É uma sábia.»

Por isso, partilhar As Metamorfoses com Agustina é, para Graça Morais, «um prazer e uma honra». E Agustina, como se sente face a este seu novo livro? Graça responde: «Da última vez que falámos, há menos de um mês, ela estava muito contente; feliz.»


Lançamento: Metamorfoses junta textos de Agustina Bessa-Luís e desenhos de Graça Morais. Obra será apresentada hoje no Porto, às 19 horas. Cafè Guarany Av. dos Aliados nº89/85 400 Porto

Texto retirado do JL Nº969

Sem comentários:

Enviar um comentário