Este espaço pretende dar a conhecer a artista plástica Graça Morais por meio da pintura, de pequenos excertos de filmes, entrevistas. Aqui estará presente um expressivo número de obras de um dos maiores nomes da pintura portuguesa actual.
Documentário sobre a vida e obra de Graça Morais
Na exposição podem ver o documentário Na Cabeça de uma Mulher está a História de uma Aldeia sobre a vida e obra de Graça Morais, realizado por mim entre 1999 e 2000.
Conheço a sua mãe, desde a Esbap no Porto, mas eu era uma miúda e ela já uma mulher. Tive a oportunidade de cruzar o seu caminho há meia dúzia de anos atrás,e organizar uma pequena exposição pedagógica para que os meus alunos percebessem a sua obra. Escrevi inclusivamente um pequeno texto sobre a minha infância, que intencionalmente se interligava com alguns desenhos dela, que tão bem expressam a cultura transmontana. Esse texto já figurou aqui na net e poderei enviar-lho se estiver interessada, assim como fotos de um grande painél de azulejos, imaginado pela pintora sua mãe, que é desconhecido do grande público. Um abraço grande para ela, sinto necessidade e curiosidade em acompanhar a sua obra. Anabela Quelhas
Se bem me recordo é o mesmo documentário exibido na exposição "Retratos e Auto-retratos" que esteve patente no Centro Cultural de Cascais, correcto?
Parabéns pela concepção e realização do mesmo, e sem lhe retirar qualquer mérito Joana, tendo uma fonte de inspiração como Graça Morais, enquanto pessoa e pintora (e mãe), díficil seria produzir um trabalho de qualidade menos boa.
...Joana como posso ver este documentário... Tua mãe sabe o quando acompanho o seu trabalho e o carinho que tenho pela pessoa que ela é. Um beijo às duas vitor pi
Conheço a sua mãe, desde a Esbap no Porto, mas eu era uma miúda e ela já uma mulher.
ResponderEliminarTive a oportunidade de cruzar o seu caminho há meia dúzia de anos atrás,e organizar uma pequena exposição pedagógica para que os meus alunos percebessem a sua obra.
Escrevi inclusivamente um pequeno texto sobre a minha infância, que intencionalmente se interligava com alguns desenhos dela, que tão bem expressam a cultura transmontana. Esse texto já figurou aqui na net e poderei enviar-lho se estiver interessada, assim como fotos de um grande painél de azulejos, imaginado pela pintora sua mãe, que é desconhecido do grande público.
Um abraço grande para ela, sinto necessidade e curiosidade em acompanhar a sua obra.
Anabela Quelhas
Se bem me recordo é o mesmo documentário exibido na exposição "Retratos e Auto-retratos" que esteve patente no Centro Cultural de Cascais, correcto?
ResponderEliminarParabéns pela concepção e realização do mesmo, e sem lhe retirar qualquer mérito Joana, tendo uma fonte de inspiração como Graça Morais, enquanto pessoa e pintora (e mãe), díficil seria produzir um trabalho de qualidade menos boa.
Olá Anabela, tenho a certeza que a minha mãe gostaria de ver essas fotografias. Se puder envie-me um email, e desculpe o atraso na resposta. um abraço
ResponderEliminarE obrigada, André. Por tudo.
ResponderEliminaraté breve
...Joana como posso ver este documentário...
ResponderEliminarTua mãe sabe o quando acompanho o seu trabalho e o carinho que tenho pela pessoa que ela é.
Um beijo às duas
vitor pi