Anos 70 - Atravessar Fronteiras


A Bandeira Nacional, Grupo Puzzle, 1976*

Nesta exposição mostra-se a produção artística portuguesa da década de 70, uma época particularmente fecunda para a história da cultura e das artes visuais em Portugal.

Um período marcado por uma fortíssima carga política inspirada pela Revolução do 25 de Abril de 1974 e pela vivência dos primeiros anos de democracia.

Além de trabalhos de mais de 80 artistas, a mostra integra trabalhos de dois grupos - o Grupo Puzzle (Porto), onde pontuavam Graça Morais e Gerardo Burmester, entre outros; e do Grupo Acre (Lisboa), onde figuravam nomes como os de Lima de Carvalho, Clara Meneres e Alfredo Queiroz Ribeiro.

Entre os trabalhos expostos contam-se uma intervenção de Ana Vieira, que não expunha desde os anos 1980, e uma obra do escultor Alberto Carneiro que esteve exposta na galeria Quadrum e que acabou por ser destruída.

Uma escultura de José Aurélio, que esteve exposta na galeria de arte moderna em Belém e que ardeu em 1983, e que o escultor refez agora totalmente pode também ser vista nesta exposição.

Obras de Túlia Saldanha, cartazes políticos, fotografias da performance "Homo Sapiens" feita por Alberto Pimenta no Jardim Zoológico em 1975 com uma gravação do texto publicado na & Etc lido pelo poeta...

Uma interessante exposição para ver no Centro de Arte Moderna, na Gulbenkian, até 3 de Janeiro.

*Grupo Puzzle Fundado em 1975, por nove artistas e um crítico de Arte (Albuquerque Mendes, Armando Azevedo, Carlos Carreiro, Dario Alves, Fernando Pinto Coelho, Jaime Silva, João Dixo, Pedro Rocha e Graça Morais.

Rua Dr. Nicolau de BettencourtLisboa
Tel. 21 782 34 74
10h00 - 18h00
4 €
www.gulbenkian.pt
camjap@gulbenkian.pt



Sem comentários:

Enviar um comentário