Graça Morais no Lugar do Desenho

Obras concebidas entre 1983 e 2007 constituem a mostra "Desenhos do mar e da terra", para ver em Gondomar

AGOSTINHO SANTOS

São desenhos que transformam em protagonistas mulheres de Trás-os-Montes e os homens do mar de Sines. Graça Morais mostra assim "Desenhos do mar e da terra", no Lugar do Desenho, em Gondomar.

É uma exposição que integra desenhos concebidos entre 1983 e 2007. Mas a pintora confidenciou ao JN que "Desenhos do mar e da terra" tem uma leitura muito especial, muito íntima, afectiva mesmo, porque se realiza no Lugar do Desenho/Fundação Júlio Resende, instituição cujo patrono foi o seu primeiro mestre ainda quando Graça, com 20 anos era aluna na Escola de Belas-Artes do Porto.

Trata-se de uma mostra que se realiza com dois anos de atraso e que se concretiza por solicitação do próprio Júlio Resende, por isso, "houve o cuidado de fazer coincidir com o aniversário do mestre", explica Graça Morais. "Desenhos do mar e da terra" assinala também o regresso da pintora ao Porto e consequentemente o reencontro com a Escola Superior de Belas-Artes do Porto (ESBAP) e com a figura mítica de Resende que durante vários anos representou a referida escola.

Graça Morais admite que a presente exposição seja também uma espécie de homenagem ao seu mestre, ao primeiro mestre, de quem, aliás, acrescenta "é admiradora e por quem tenho grande consideração. Mestre Resende foi sempre uma pessoa de enorme delicadeza e manteve atitudes de uma grande integridade, sendo naturalmente um lutador pela implementação da arte".

Integrando cerca de 40 desenhos sobre tela, lona e papel, as obras foram concebidas, de acordo com Graça Morais, num ambiente de grande recolhimento, "de muito silêncio, de uma absoluta atenção às pessoas, aos objectos e a diversas formas da Natureza."

A pintora diz mesmo que "é com grande satisfação que junto pedaços de um grande puzzle que venho a construir com teimosia e dedicação ao longo de muitos anos. Ainda bem que posso vê-los neste espaço, o Lugar do Desenho, um sítio cheio de significado e de enorme importância onde podemos ver, estudar e admirar a obra do mestre Júlio Resende".

No texto inserido no catálogo que acompanha a exposição, Resende escreve que "quando se anuncia uma exposição de Graça Morais, nunca se trata de mais uma exposição. É precisamente o caso presente. A artista cultiva o confronto com uma naturalidade surpreendente. Imparável na busca da verdade mais verdadeira, é no panorama da arte portuguesa um caso paradigmático de robusta determinação em avançar sem cedência a um mundo desacreditado pela manipulação de objectivos nem sempre compreensíveis".

Resende explica que "o desenho é sempre um sinal da verdade resultado de complexas forças do instinto para um significado de linguagem."

Jornal de Noticias

Sem comentários:

Enviar um comentário