Por uma Obra para todos

Serigrafias

Artistas: Álvaro Siza, Ana Hatherly, Ana Vieira, Ângelo de Sousa, António Costa Pinheiro, Bartolomeu dos Santos, Bela Silva, Eduardo Nery, Fernanda Fragateiro, Graça Morais, Helena Almeida, Ilda David, João Cutileiro, João Vieira, Jorge Martins, José de Guimarães, José Pedro Croft, José Rodrigues, Julião Sarmento, Júlio Pomar, Lagoa Henriques, Malangatana, Manuel Baptista, Paula Rego, Pedro Cabrita Reis, Pedro Casqueiro, Pedro Proença, Rui Sanches e Xana

Em Lisboa
Galeria Diário de Notícias
Av. da Liberdade, 266
Tel.: 213 187 500

No Porto
Galeria Jornal de Notícias
R. Gonçalo Cristóvão, 195
Porto

Horários comuns:
2ªa 6ª» 11h00-20h00
Sáb. e Dom.» 15h00-20h00

De 4 Até dia 29 de Dezembro
Entrada Gratuita

Escolha uma obra para si e colabore na campanha de angariação de fundos para a construção do Centro de Juventude para a Educação Artística da APCC.

Site da APCC

Uma obra serigráfica por uma boa causa

Agostinho Santos

É inaugurada hoje, às 19 horas, na Galeria do Jornal de Notícias, no Porto, a exposição de serigrafrias "Por uma obra para todos...", que conta com a participação de 29 artistas portugueses.

Assim, a partir de hoje estarão expostas serigrafias de Álvaro Siza Vieira, Ana Hatherly, Ana Vieira, Ângelo de Sousa, António Costa Pinheiro, Bartolomeu dos Santos, Bela Silva, Eduardo Nery, Fernanda Fragateiro, Graça Morais, Helena Almeida, Ilda David, João Cutileiro, João Vieira, Jorge Martins, José de Guimarães, José Pedro Croft, José Rodrigues, Julião Sarmento, Júlio Pomar, Lagoa Henriques, Malangatana, Manuel Baptista, Paula Rego,Pedro Cabrita Reis, Pedro Casqueiro, Pedro Proença, Rui Sanches e Xana.

Além de ver e apreciar a mostra, o público interessado poderá adquirir uma edição serigráfica a valores bastante razoáveis, uma vez que, de hoje até ao próximo dia 29, os preços são especiais, ou seja, a grande maioria das obras estará à venda por cifras entre os 325 e os 390 euros.

Trata-se, na realidade, de poder ter acesso a obras de nomes consagrados da arte contemporânea assinadas pelos próprios artistas. Assim, por exemplo, a serigrafia de Siza Vieira será colocada no mercado por 500 euros, mas, durante o período da exposição, poderá ser comprada por 325, enquanto que a de Graça Morais, no valor de 600 euros, estará à venda por 390. Também as serigrafias de Lagoa Henriques, Malagantana, José Pedro Croft, Eduardo Nery, entre outros, estarão à disposição dos interessados por 390 euros.

Educação artística

Na realidade, o título da mostra, "Por uma obra para todos...", enquadra-se perfeitamente, uma vez que é uma oportunidade única de obter um trabalho assinado por um artista conceituado e, ao mesmo tempo, contribuir para uma causa nobre.

Refira-se que esta iniciativa, que conta com a apoio do JN, visa contribuir para tornar realidade um projecto que tem como objectivo a construção de um Centro de Juventude para a Educação Artística, cujo investimento atingirá os 2, 5 milhões de euros.

O empreendimento será edificado no parque da Belavista, entre os bairros de Chelas, Olaias, Areeiro e Alvalade, em Lisboa, e será multifuncional. Isto é, albergará inúmeras actividades e acolherá ateliês, acções de formação, espectáculos, exposições, um centro de informação para a juventude, gabinetes de desenvolvimento e de apoio a actividades e, ainda, alojamento para jovens. Concretamente para a construção do Centro de Juventude para a Educação Artística, a Associação para a Promoção Cultural da Criança (APCC) conta com o apoio de alguns artistas, que, logo que solicitados, aderiram, com agrado, à iniciativa.

Paulo Caramujo, presidente da APCC, garantiu, ao JN, que a participação significativa dos artistas é fundamental para se conseguir obter verbas que contribuam decisivamente para transformar o objectivo em realidade.

Na opinião do responsável, os artistas plásticos tiveram um "papel fantástico, pois todos os que foram contactados aderiram prontamente à ideia, o que faz pensar que o projecto poderá ser um êxito". Paulo Caramujo adiantou que a primeira fase, ou seja, a nível da adesão ao projecto por parte dos artistas, "corresponde, desde já, a uma aposta ganha. Sinceramente, a adesão superou todas as expectativas e agora só falta o segundo passo, que tem a ver com a aquisição dos trabalhos. Se a adesão do público for como a dos artistas, tudo correrá pelo melhor. Vamos lá a ver", acrescentou o presidente da APCC.


Sem comentários:

Enviar um comentário