Nas Faldas da Serra: ENCONTRO COM A COLECÇÃO DE MANUEL DE BRITO NO CENTRO DE ARTE DO PALÁCIO ANJOS



ENCONTRO COM A COLECÇÃO DE MANUEL DE BRITO NO CENTRO DE ARTE DO PALÁCIO ANJOS

Um ano após o seu falecimento, a notável colecção de arte de Manuel de Brito ficou instalada em Algés, no Palácio Anjos, que após obras de remodelação reabriu em Novembro de 2004, agora com a designação de Centro de Arte- Colecção de Manuel de Brito, reunindo a maior parte do espólio que o fundador da Galeria 111 foi reunindo ao longo de muitas décadas. No próximo fim-de-semana, aquela instituição promove novos encontros com a Colecção de Arte de Manuel de Brito, sábado e domingo, 24 e 25 de Março, belíssima oportunidade para visitar e conhecer aquele museu.

Estaremos assim de volta para mais um encontro sobre uma parte importante do nosso património artistico, muitas vezes deplorado e ignorado. Alguns nossos amigos defendem que é urgente e imperioso divulgar a Colecção Manuel de Brito, reclamando que a Câmara Municipal de Oeiras não o tem feito suficientemente, crítica extensiva à Junta de Freguesia de Algés...

O museu presentemente instalado no Palácio Anjos sob a designação Centro de Arte- Colecção Manuel de Brito, alberga esta colecção de 150 obras de alguns dos artistas portugueses mais importantes do sec. XX. É até muito curioso que estando esta colecção avaliada em 18 milhões de euros, este museu não tenha website nem sequer número de telefone!
A Colecção de Manuel de Brito inclui obras de importantes artistas de representação visual como Almada Negreiros, Mário Eloy, Mário Cesariny, Vieira da Silva, Ângelo de Sousa, Julião Sarmento, Pedro Cabrita Reis, Júlio Pomar, Paula Rego, Graça Morais e Amadeo de Souza-Cardoso , entre muitos outros, muitos deles lançados pelo próprio Manuel de Brito e pela sua histórica Galeria 111.
Termino esta postagem fazendo novamente eco das preocupações dos meus amigos que me transmitiram esta notícia: divulguemos aquela exposição e não nos esqueçamos de a visitar Está em Algés, no Centro de Arte- Colecção de Manuel de Brito, e para quem não conhece, basta lá chegar e perguntar onde fica o Palácio Anjos, que aqui podemos adiantar ficar mesmo junto à Biblioteca Municipal do Parque Anjos, em Algés. É de ir!

texto retirado de Nas Faldas da Serra

Sem comentários:

Enviar um comentário