Graça Morais na colecção Paço d'Arcos
por Agostinho Santos
É a maior colecção privada de obras de Graça Morais e poderá ser vista, a partir de depois de amanhã, na Galeria do Palácio (Biblioteca Municipal), no Porto. Trata-se de 147 obras concebidas pela pintora entre 1972 e 2007 que pertencem a José Pedro Paço d ´Arcos, o maior coleccionador de trabalhos desta artista plástica.
O JN falou com a pintora durante a montagem da exposição, que tem como título "Graça Morais na colecção da Fundação Paço d`Arcos", e ficamos a saber que a pintora encara esta mostra como um grande desafio. "É sempre bom ver trabalhos que já não via há anos e corresponde também a um desafio, um grande desafio, ao estabelecer um diálogo entre todas as obras das mais diversas fases da minha pintura".
Graça Morais admite que não é de todo fácil organizar uma mostra neste local, por "ser muito grande", mas simultaneamente considera que "a galeria é um espaço bonito e está em permanente interferência com os jardins do palácio que são belíssimos".
Sublinha que o espaço "proporciona que a pintura fique aberta para o exterior e vá de encontro com o público que frequenta os jardins".
Nesta exposição, onde figuram algumas das obras mais importantes da pintora, poder-se-ão observar trabalhos, entre outros, das séries "Mapas e o Espírito das Oliveiras"(1984), "O Sagrado e o Profano" (1986), "Jardins secretos" (1992). A exposição estará patente até 30 de Abril.
Galeria do Pálacio (Jardins do Palácio de Cristal)
Biblioteca Municipal Almeida Garret
Rua Dom Manuel II - Porto
4050-343 PORTO
Horário de Funcionamento das 10:00 às 18:00
Technorati Tags:
Sem comentários:
Enviar um comentário