Graça Morais na Gulbenkian



"A minha pintura, os meus desenhos, foram sempre um vaivém entre imagens do passado e do presente. Conto histórias, falo das minhas vivências, do que vi e do que me sensibilizou mais. (...) Fui sempre seduzida pelo mistério e pela liberdade da natureza. O meu mundo, feito de recordações, olhares cúmplices e denunciadores foram e são, por vezes, retratos autobiográficos. As minhas memórias de uma infância difícil e dura, mas também marcada pelo maravilhoso, pelo sagrado, foram e são fundamentais para eu ser o que sou."
Graça Morais


"My paintings and my drawings have always shuttled in the midst of images of the past and images of the present. I tell stories, talk about my experience of life, what I have seen and what moved me most. (...) I have always been seduced by the mystery and the freedom of nature. My world is made up of memories, of looks that are either complicit or accusatory; these have been and still are, at times, autobiographical portraits.My memories of a bleak and difficult childhood also marked with wonder and sacred; these too have been and are fundamental in making me who I am."
Graça Morais


Quadro: Os Cães - Vieiro
1982, Grafite e pastel s/papel
150 x 300 cm
Colecção CAMJAP

No Catálogo:
"Em 1980, Graça Morais solicitou ao Serviço de Belas-Artes da Fundação Calouste Gulbenkian um subsídio de pesquisas artísticas para poder concretizar um projecto de investigação em Vieiro, Trás-os-Montes, sua Terra Natal. O projecto intitulou-se As Quatros Estações do Ano, e a artista apresentou-o como uma pesquisa ou trabalho de campo, não apenas no sentido de uma recolha etnográfica, mas envolvendo uma dimensão pessoal de reactivação da memória de tempos e lugares que marcam a infância da artista. As referências aos valores e iconografia da cultura local de Trás-os-Montes acabarão por ser uma das características mais evidentes na obra de Graça Morais, culminando em sequências de trabalho de que resultará o magnífico desenho de Os Cães - Vieiro (1982) aqui apresentado: grande plano, assimetria, profundidade de campo, vertigem, luz intensa, textura - sedimentos da memória vivida na subjectividade e cristalizados na forma plástica"
Ana Filipa Candeias
pág. 192 in Catálogo "50 Anos de Arte Portuguesa"
Edição da FCC e CAMJAP 2007

7 comentários:

  1. Já fui ver a exposição na F.C.G e claro estive atento ao nome Graça Morais. Na legenda do quadro exposto da autoria de GM "Os Cães -Vieiro" está erradamente Vieiró e não Vieiro. Parece um preciosismo mas para todos os efeitos altera o nome da terra...Não pode ser!
    Mas gostei da exposição, da "casta" de artistas plásticos que a "mui nobre e sempre leal" F.C.G. ajudou a formar, entre eles Graça Morais claro.
    É notável o trabalho desta instituição em prol das artes e da cultura de uma forma geral. Nunca será excessivo lembrá-lo e sublinhá-lo.

    ResponderEliminar
  2. e que maravilhoso é testemunhar essa memórias nos quadros que, abençoados, podemos ver...

    obrigada, joana, por este blog.

    x

    ResponderEliminar
  3. André SD: Já fui ver a exposição na F.C.G e claro estive atento ao nome Graça Morais. Na legenda do quadro exposto da autoria de GM "Os Cães -Vieiro" está erradamente Vieiró e não Vieiro. Parece um preciosismo mas para todos os efeitos altera o nome da terra...Não pode ser!
    Mas gostei da exposição, da "casta" de artistas plásticos que a "mui nobre e sempre leal" F.C.G. ajudou a formar, entre eles Graça Morais claro.
    É notável o trabalho desta instituição em prol das artes e da cultura de uma forma geral. Nunca será excessivo lembrá-lo e sublinhá-lo.


    Olá André, bem vindo de volta,
    É bem verdade o que dizes, Grande Gulbenkian! Também reparei no Vieiró, nem sequer é uma gralha, já que aparece repetido no catálogo e na etiqueta da exposição, mas aqui, está corrigido! Espero que tenhas gostados da exposição. um beijo

    nana: e que maravilhoso é testemunhar essa memórias nos quadros que, abençoados, podemos ver...

    obrigada, joana, por este blog.

    x


    Olá nana, obrigada eu, por leres o blog, e pela tua poesia. um beijo

    ResponderEliminar
  4. Vim aqui agradecer sua visita, suas palavras e me colocar à disposição no que precisar de ajuda nas questões de plágio.

    Sabe... às vezes penso em parar de escrever, mas são palavras como as suas que me fazem seguir em frente, apesar de tantos dissabores.

    Obrigada. Somente isso. Obrigada. Por ter entendido até meu estouro quando lia meu post aqui.. (que vergonha passei e senti...)

    Logo receberá minha resposta por e-mail.

    ResponderEliminar
  5. A sua pintura, os seus desenhos... "Foram e são fundamentais para eu ser o que sou."

    ResponderEliminar
  6. Quero aqui deixar desde já uma saudação a um simbolo que é Graça Morais , simbolo da arte portuguesa contemporânea.
    O seu trabalho é sem sombra de dúvida uma viagem a uma realidade por muitos esquecida... ao nosso PORTUGAL não tão longuínquo.
    É de repudiar aqueles aqueles que esquecem estes artitas ...

    ResponderEliminar