Caros bloggers,
eis duas exposições para verem: "Retratos e Auto-Retratos" e “Os Olhos Azuis do Mar”.
"Retratos e Auto-Retratos"um conjunto de 70 retratos e auto-retratos executados pela pintora Graça Morais está em exposição no Centro Cultural de Cascais, até 8 de Janeiro.
"Retratos e Auto-Retratos" constitui "um estudo importante e sério com um fio condutor e forte que passa por várias fases da minha vida" - revelou a pintora à agência Lusa, acrescentando que a exposição vai incluir vários trabalhos realizados entre 1980 e 2005.
Esta primeira exposição só dedicada à importância do retrato na obra de Graça Morais tem "uma componente etnográfica e antropológica, focando sobretudo mulheres ligadas à ruralidade, geralmente anónimas e esquecidas", assinalou ainda a pintora.
"Nestes 25 anos, escolhi para modelo pessoas que, apesar de não aparecerem nos jornais e revistas, são muito importantes neste país, onde vivem em silêncio", esclareceu a artista, que vai expor óleos, acrílicos, pastéis, carvões e grafite sobre tela e papel.
Além de "Retratos e Auto-Retratos" em Cascais, Graça Morais apresenta dia 26 de Novembro, no âmbito da inauguração do Centro de Artes de Sines, uma exposição de pintura e desenho “Os Olhos Azuis do Mar”.
Os descobrimentos, as lendas, os pescadores e a história de Sines inspiraram a pintora Graça Morais na produção da exposição que inaugura, dia 26, o Centro de Artes local, no âmbito das comemorações dos 643 anos do município.
“Os Olhos Azuis do Mar” é o resultado de uma residência artística, entre Julho a Outubro deste ano, a convite da Câmara Municipal de Sines.
A primeira já vi e fiz-lhe referência na Linha de Cabotagem.
ResponderEliminarEm breve irei à segunda.