50 ANOS DE ARTE PORTUGUESA



Fundação Calouste Gulbenkian inaugura a exposição 50 ANOS DE ARTE PORTUGUESA. Abre ao público amanhã.



(Quadro Grupo Puzzle)

50 ANOS DE ARTE PORTUGUESA
Exposições
De 06/06/2007 a 09/09/2007
Terça, quarta e domingo: 10h00 - 18h00 | quinta, sexta e sábado: 10h00 às 22h00
Salas de exposições temporárias no piso 0 e 01 da Sede


Esta exposição de arte portuguesa, que integra o programa das Comemorações do Cinquentenário da Fundação Calouste Gulbenkian, é uma iniciativa conjunta do Serviço de Belas-Artes e do Centro de Arte Moderna, com curadoria de Raquel Henriques da Silva, em colaboração com as curadoras-adjuntas Ana Filipa Candeias e Ana Ruivo.
A exposição apresenta uma selecção de centena e meia de obras da colecção do Centro de Arte Moderna José de Azeredo Perdigão escolhidas em articulação com a documentação existente sobre os artistas apoiados, em subsídios e bolsas, pela Fundação desde 1957 até à actualidade. Este cruzamento, colecção e arquivo, permite que as obras de arte possuam um lastro significante, vindo da voz dos seus próprios criadores, através dos seus relatórios de trabalho. Deste modo, 50 anos de arte portuguesa pretende ser uma peculiar celebração: a de um intenso convívio entre uma instituição e largas dezenas de artistas – conjunto vasto de autores com elevado reconhecimento na História de Arte Portuguesa – que envolve apreço, mútua dádiva, estabelecimento de novas prioridades e algumas provocações.

4 comentários:

  1. Antes de mais, agradeço-te a resposta ao meu comentário (a propósito quero esclarecer-te que habitualmente nos meus comentários utilizo o tratamento por "tu" porque me simplifica o pensamento, se bem que não queira com isto significar nada mais no relacionamento pessoal ...)

    Agora, passando ao tema deste teu "post", digo-te apenas que é mais uma informação que poderá vir a fazer parte do meu roteiro de visitas, se bem que não seja muito provável pelo menos nos primeiros tempos da Exposição.

    Já agora, termino este comentário com os habituais ... Cumprimentos ou Saudações ... e "até uma próxima oportunidade"

    ResponderEliminar
  2. Boa tarde!
    Falo da parte do blog, xBooker. Primeiro que tudo, quero dar os Parabéns ao vosso blog, que é bastante interessante.
    O nosso blog é de wrestling tem já mais de 200.000 visitas desde Fevereiro de 2006. Com cerca de 900 visitas diárias. Temos passatempos, biografias de lutadores famosos, crónicas semanais, resultados de combates e temos cobertura de todos os pay per views. E ainda temos uma crónica semanal sobre um tema que nada tem a ver com wrestling. A nossa equipa é constítuida por 13 bloggers que postam diariamente e com temas actuais.
    Proponho-vos uma troca de links ou banners.
    Gostaria que nos dessem uma resposta para filipasilvabrito@hotmail.com
    Os maiores cumprimentos
    Filipa Brito
    www.xbooker.pt.vu

    ResponderEliminar
  3. Disculpen que no pueda escribir este comentario en portugués.
    Visitamos esta exposición la semana pasada en la fundación Gulbenkian de Lisboa. Una de las obras que más curiosidad nos despertó fue la del Grupo Puzzle. Estuvimos buscando alguna monografía o libro editado sobre el trabajo de estos artistas pero no encontramos nada. Les quedaríamos muy agradecidos si pudieran remitirnos información acerca de ellos.
    Muito obrigado.

    antidali@yahoo.es

    ResponderEliminar